Notícias

Caixa Econômica reduz limite de financiamento para imóvel usados

28/04/2015 - Financiamento Imobiliário

Começa a valer redução do limite para financiar imóvel usado pela Caixa

 

Medida vale apenas para imóveis financiados com recursos da poupança.
Teto passará de 80% para 50% do valor de imóveis negociados pelo SFH
.

A redução do limite de financiamento para imóveis usados pela Caixa Econômica Federal começa a valer nesta segunda-feira (4).

A mudança vale apenas para imóveis usados financiados com recursos da poupança – ficam de fora da mudança o crédito para a habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, e os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Nestas modalidades, não houve alterações, segundo a Caixa.

Pelas novas regras, os financiamentos com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) terão uma redução do limite do valor total financiado de 80% para 50% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

Com as mudanças, quem comprar um imóvel usado pelo SFH terá que dar uma entrada de no mínimo 50% e financiar a outra metade. Antes, a entrada mínima era de 20%. No caso do SFI, o valor mínimo da entrada passará a ser de 60%, para o consumidor financiar os outros 40%.

MUDANÇA DE LIMITE DE FINANCIAMENTO DA CAIXA

LIMITE

SFH

SFI

Antigo

80%

70%

Novo

50%

40%

Segundo o banco, o objetivo é focar a oferta de crédito habitacional em moradias novas. O banco detém 70% de todos os financiamentos de imóveis no país.

Restrição nas vendas
Para o vice-Presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira Almeida, essa restrição vai afetar principalmente consumidores com menos recursos para comprar imóveis.

"A faixa de compradores entre entre R$ 190 mil e R$ 250 mil costuma ter valores menores disponíveis para dar como entrada", disse na segunda-feira passada, quando foram comunicadas as novas regras.

"Com esse limite, menos pessoas vão conseguir vender seus imóveis usados para comprar outros maiores, e isso afeta as vendas mercado de imóveis como um todo, inclusive os novos", acredita o economista, que vê a possibilidade de um aumento no déficit habitacional por conta da restrição.

Como a proporção de vendas de imóveis usados é bem maior que a de novos, Almeida também acredita que essa restrição pode afetar, inclusive, o nível de emprego no setor de construção civil, uma vez que o desaquecimento nas vendas no mercado imobiliário desestimula o lançamento de novas unidades pelas construtoras.




Fonte: Tais Laporta do G1 São Paulo

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_rss1.pngredesp_instagram1.png
Sobre a Corretora

 
GAZZANI IMÓVEIS - CRECI 41370J
Consultoria Imobiliária - Administração - Locação - Venda
Rua Santo Antonio n° 18 - sala 01- Lavapés- Braganpa Paulista
11 97168-3660 vivo/whats
 

Contato

  Rua Santo Antonio, 18 - sala 01- Lavapés - Bragança Paulista - SP.

  1197168-3660 whatsapp

  segunda à sexta 9:00 ás 12:00 hs e das 13:30 as 18:00 hs| sábados das 9:00 ás 13:00 hs.

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.gazzaniimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.